terça-feira, 2 de junho de 2009

PERSPECTIVAS TÉCNICAS

Uma perspectiva é uma representação gráfica no plano da folha de desenho, que dá a conhecer a noção real da forma.

No sistema europeu, a representação do objecto é feita parcialmente em cada uma das suas vistas. Na perspectiva perdemos o rigor das suas dimensões, que se obtém na projecção ortogonal das vistas, mas conseguimos representar o objecto de uma maneira mais realista: próxima da que resulta da visão dos objectos no espaço real.
As perspectivas técnicas são perspectivas convencionais. Os ângulos e reduções que apresentam estão normalizadas para faciitarem o desenho técnico.

Vamos estudar três perspectivas técnicas designadas por perspectivas axonométricas: cavaleira, dimétrica e isométrica.


PERSPECTIVA CAVALEIRA

É uma perspectiva de execução rápida e simples.
O objecto fica numa posição de frente para o observador e as faces que lhe são perpendiculares ficam inclinadas a 45º.
As arestas a 45º ficam reduzidas a metade da dimensão real ou da dimensão que resulta da escala em que se está a desenhar.
Todas as arestas verticais continuam verticais e sem redução.



PERSPECTIVA DIMÉTRICA

Esta perspectiva é semelhante à perspectiva cavaleira, com a diferença de que a vista de frente fica desenhada segundo um ângulo de 7º.
Na perspectiva dimétrica, as arestas perpendiculares à face de frente ficam com uma inclinação de 42º e, tal como na perspectiva cavaleira, têm uma redução para metade da medida real se estiveres a desenhar à escala 1:1, ou metade da dimensão resultante da escala do desenho.

PERSPECTIVA ISOMÉTRICA

A palavra isométrica vem do grego isos+metron a mesma medida.
Isto porque desenhamos as arestas sem nenhuma redução, ou seja, com a mesma medida do real se trabalharmos à escala de 1:1.

Sem comentários:

Enviar um comentário