terça-feira, 2 de junho de 2009

RESENHA HISTÓRICA


Datam da Pré-História as primeiras tentativas do Homem ao nível da representação bidimensional de formas tridimensionais - as pinturas rupestres. Desde então, ao longo de toda a História do Homem, na Arte, observa-se a constante representação bidimensional da realidade tridimensional, em especial na pintura.
Contudo, é na época do Renascimento que o Homem elaborou, pela primeira vez, um conjunto de regras científicas que permitiam a representação rigorosa, no plano, da realidade espacial observável, enquandrando-se essa descoberta no advento das grandes descobertas científicas que revolucionaram a sociedade de então e mudaram, para sempre, a relação do Homem com o Mundo. A descoberta e primeira formulação das leis da perspectiva é geralmente atribuída a Brunelleschi, se bem que seja possível identificar a contribuição de outros autores. A teorização da perspectiva, enquanto instrumento do espírito humano que se sujeita a leis matemáticas e geométricas rigorosas, surge pela mão de Alberti no seu tratado «Tratado della pintura», datado de 1436, que Leonardo Da Vinci, um dos génios mais marcantes do Renascimento, mais tarde desenvolveu.
Desde então, os projectistas e artistas passaram a dispor de um conjunto de procedimentos universais para a representação das formas tridimensionais e dos espaços no plano (bidimensional), bem como de uma unidade métrica universal que permite a compreensão universal da obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário